Pipoca - Kimi no Na Wa (Your Name) 2016


Antes das minhas impressões sobre esse longa metragem, é importante que você procure no Google quem é Makoto Shinkai. De verdade, esse é um nome para ser acompanhado durante as décadas que virão. Registra o que estou falando!

Depois de conhecer um pouquinho sobre esse diretor, é importante que vocês abram a Netflix e assistam algumas de suas obras que estão na plataforma hoje em 2017: Hoshi no Koe (Voices of Distant Stars) - 2002

Kumo no Mukou, Yakusoku no Basho (The Place Promised in Our Early Days) - 2004 Byōsoku 5 Senchimetoru (5 centimeters per second) - 2007

Kotonoha no Niwa (The Garden of Words) - 2013


Cada história dessa vem carregada de uma sensibilidade e de diversos dramas que vão te levar a se apaixonar pelo modo como Makoto Shinkai conta uma historia. E foi justamente essa experiência e sensibilidade o sucesso desse aclamado longa que veio a estourar recordes desde sua estréia em 2016.

E não é que Your Name chutou tudo e disparou em primeiro lugar? As vendas elevadas de ingressos no oriente e ocidente ultrapassaram todas as animações do estúdio Ghibli, inclusive A Viagem de Chihiro que se mantinha invicto em primeiro lugar em bilheteria desde 2003.


Kimi no Na Wa, ou Your Name, aqui no ocidente, é uma animação original produzida e escrita pelo habilidoso diretor Makoto Shinkai e animada pelo estúdio CoMix Wibliave Films, que trabalha com o diretor desde 2002.


A história se passa no Japão e nos leva o cotidiano de dois jovem bem opostos em diversos pontos, mas semelhantes emocionalmente. Taki é um menino adolescente do ensino médio que está aflito com toda a correria de Tóquio, a capital que não dorme. Por outro lado, Mitsuha é uma menina, também do ensino médio, que está entediada com sua pacata vida no interior, na cidade de Itomori, uma pequena vila na região montanhosa de Hida.

Num belo dia, misteriosamente, os dois trocam de corpos. Sem entender o que está acontecendo, os dois são obrigados a lidar com a vida do outro ao mesmo tempo que tentam entender o que está por trás desse grande evento. E esqueça aquele pastelão que você está acostumado de assistir sempre que duas pessoas trocam de corpos. A coisa aqui é levada a sério num nível emocional que não lhe deixa tirar os olhos de cada minuto desse filme.

Sem estragar a história, o que eu posso adiantar é que inicialmente tudo leva a crer que a animação nos acompanhará ao caminho da comédia e do chamado Slice of Life (pedaço de vida) onde as atitudes de cada um vão revelando o dia a dia e conflitos que precisam enfrentar enquanto vivem vidas trocadas. No entanto, com o aparecimento de um comenta que cruzará os céus da cidade de Itomori, Makoto Shinkai nos entrega um dos dramas mais fabulosos com um requinte maravilhoso de fantasia. Algo que você geralmente espera dos estúdios Ghibli. Aqui, você tem fantasia e drama num dos melhores roteiros de animação que já assisti durante todos os meus humildes 31 anos. E quando as pontas fecham e a história vai revelando e entregando as maravilhas de um Japão imerso em fantasia e mito, seu coração monta numa montanha russa de sentimentos e seu queixo começa a cair levemente.

Eu não tenho como explicar o quão belo foi ter assistido Your Name. Foi uma porrada no meu coração. Um doce favo de mel que tocou meus lábios e me trouxe satisfação plena. Como me encantei com essa história! Ela é maravilhosa!

E me emocionei, por que sou desses. Chorei muito durante e no final dessa animação. Não dá pra você ficar frio diante dessa maravilhosa história.

Repito, Makoto Shinkai sabe mesmo como contar uma boa história. Tem muita chance de se equiparar com Hayao Miyazaki um dia. Está no caminho certo pra isso.

Com um roteiro de tirar o fôlego, uma qualidade gráfica imensa, muitos elementos misticos, muita mitologia local e contraste urbano, Your Name vai tirar sua atenção pelo próximos 106 minutos.

E não vou nem comentar sobre a trilha da banda Radwimps que na abertura me deixou muito feliz com tema Zen Zen Zense. Aí, ao final, eles entregam o tema Sparkle, que é de arrebentar o coração.

E você, já assistiu?

Que tal dividir sua experiência com a gente? Sem spoiler, heim! Espero que vocês tenham gostado. Logo trago mais resenhas pra vocês. Enjoy!


#KiminoNawaz #YourName #Japão #Animação #MakotoShinkai #trocadecorpo #meninoviramenina #meninaviramenino #Tokyo #Itomori #Cidade #Campo #fantasia #romance #drama #meteoro #cometa #explosão #cidadedestruida #2016 #cinema #longametragem #anime

POSTS EM DESTAQUE